Colégios estaduais concluem obras para volta às aulas

Colégios estaduais concluem obras para volta às aulas, pedagogos devem fazer hora/relógio. MPF apresentou recurso ao STJ contra a soltura de Beto Richa. Horário de verão está próximo do fim. Confira no Giro de Notícias.

Ao menos 305 colégios passaram por reformas durante as férias e agora se preparam para receber mais de um milhão de estudantes a partir da próxima quinta-feira, dia 14 de fevereiro, quando começa o ano letivo. Organização da documentação escolar, matrículas, prestação de contas, atendimento à comunidade, reparos em salas de aula, refeitório e banheiros, pintura da quadra poliesportiva e jardinagem.

A Secretaria da Educação orientou os colégios da rede estadual para que mantenham pedagogos nos cinco dias da semana nas unidades, em turno completo. A carga horária dos pedagogos, de acordo com a orientação atual, será de 20 horas-relógio e não de 20 horas-aula, conforme demanda da categoria. A Secretaria de Educação avaliou a proposta da categoria para que a carga de trabalho considerasse 20 horas-aula (50 minutos). No entanto, verificou-se que qualquer alteração significaria deixar cerca de 700 escolas sem a assistência de um pedagogo em um dia da semana, prejudicando o fortalecimento da gestão pedagógica.

Ministério Público Federal

O Ministério Público Federal (MPF) apresentou recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão que determinou a soltura do ex-governador Beto Richa (PSDB), preso no último dia 25 na operação Integração II, fase da Lava Jato que investiga um esquema de cobrança de propina de concessionárias do pedágio. No recurso, o MPF pede para que o ministro relator do caso ou a Sexta Turma do STJ reavaliem a ordem concedida pelo presidente da Corte, ministro João Otávio de Noronha, e que seja restabelecida a prisão do tucano. O subprocurador-geral da República Hindemburgo Chateaubriand Filho alega que a concessão do habeas corpus incorreu em supressão de instância, já que as razões que levaram à decretação da medida cautelar não foram apreciadas pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). Ele destaca ainda que a decisão impugnada desconsiderou os elementos que justificaram a prisão preventiva. A Operação Piloto apura a participação de Beto em um esquema de recebimento de propina do Grupo Odebrecht. Já a Operação Integração II apura se ele participou, entre 2011 e 2014, de um esquema criminoso que teria beneficiado empresas concessionárias de rodovias no Paraná.

Horário de verão

O horário de verão está próximo do fim, termina no fim de semana no dia 16. À meia-noite de sábado, os relógios devem ser atrasados em uma hora, voltando para 23 horas. O horário de verão teve início no dia 4 de novembro, quando os relógios foram adiantados em uma hora a partir da meia-noite.

Comentários