10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A cidade de Castro promove a 10ª edição da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, um espaço democrático de diálogo e construção coletiva. O evento reunirá representantes do poder público, da rede de proteção, entidades, profissionais da área, além de crianças e adolescentes, para debater políticas públicas e fortalecer o sistema de garantia de direitos no município.

18 Jun - 2026 · 13:00 > 19 Jun - 2026 · 17:00
Câmara de Vereadores de Castro | Castro - Paraná
10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Foto: Reprodução)

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social realizam nos dias 18 e 19 de junho a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e a Democracia Participativa”, a conferência será realizada na Câmara Municipal e deve reunir cerca de 250 participantes, entre representantes do poder público, entidades, conselhos, profissionais da rede de atendimento, lideranças e adolescentes.

A programação contará com palestra magna, apresentações culturais, debates e grupos de discussão organizados em seis eixos temáticos, abordando assuntos como controle social, fortalecimento do Conselho Tutelar, convivência familiar e comunitária, enfrentamento às violências, combate ao trabalho infantil e medidas socioeducativas.

A participação de adolescentes terá destaque no evento, representando metade do público previsto. Além das discussões e elaboração de propostas, também serão eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Segundo a presidente do CMDCA, Luciana Aparecida de Oliveira Camargo, "a Conferência é um espaço democrático de escuta, participação popular e construção coletiva de políticas públicas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes."

10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Local: Câmara de Vereadores de Castro

Data: 18 e 19 de junho de 2026

PROGRAMAÇÃO

18 de junho | Das 13h às 17h

  • 13h: Credenciamento
  • 13h30: Abertura e composição da mesa de autoridades
  • 14h: Hino Nacional e Hino de Castro, com a Guarda Mirim
  • 14h15: Apresentações culturais com adolescentes da Casa da Criança, CACJ Jardim Colonial e CEJU
  • 14h30: Palestra magna com Ângela Mendonça
    • Tema: “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) e a Democracia Participativa”
  • 16h: Debate interativo
  • 16h15: Coffee break
  • 17h: Encerramento

19 de junho | Período da manhã | Das 8h30 às 12h

  • 17h: Encerramento8h30: Coffee break
  • 9h: Grupos de discussão dos eixos temáticos:
    • Controle Social
    • Fortalecimento do Conselho Tutelar
    • Promoção da Convivência Familiar e Comunitária
    • Prevenção e enfrentamento às Violências
    • Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil
    • Aprimoramento e execução de Medidas Socioeducativas
  • 11h30: Encerramento dos debates

 19 de junho | Período da tarde | Das 13h15 às 17h

  •  13h15: Apresentação das propostas
    • Votação em plenária
  • 15h45: Eleição dos delegados para a Conferência Estadual
  • 16h: Coffee break
  • 17h: Encerramento

Imagens/Geradas por IA


Comentários (0)

Fale Conosco