Copel financia melhorias na iluminação pública

Trabalho de troca das 2.428 luminárias em Wenceslau Braz foi feito com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O município de Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro do Paraná, concluiu recentemente um projeto que substituiu toda a iluminação pública por lâmpadas de LED. O trabalho de troca das 2.428 luminárias foi feito com recursos do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Após aprovação em chamada pública, a instalação dos equipamentos foi executada pela prefeitura como contrapartida do projeto, que seguiu as especificações técnicas detalhadas pela consultoria da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar).

O investimento em materiais comprados foi de R$ 1,7 milhão. Além de garantir maior qualidade na iluminação de vias e praças no período noturno, a troca de luminárias e lâmpadas proporcionará ao município uma redução no consumo de energia elétrica da ordem de 753 MWh (megawatt-hora) ao ano, o que equivale ao consumo anual médio de 370 residências.

O prefeito Paulo Leonar destaca a parceria da Copel e da Funpar, elencando os benefícios imediatos observados pelo município de 20 mil habitantes. “A cidade está de cara nova, melhorou a segurança pública e a qualidade de vida da população. A cidade está brilhando com a iluminação LED”.

Para o diretor da Copel Distribuição, Maximiliano Andres Orfalli, ajudar a tornar o uso da energia mais eficiente em diferentes segmentos é um compromisso da empresa. “Nosso Programa de Eficiência Energética está perto de completar 20 anos, com ações que são exemplo para todo o País”, afirma.

NOVOS PROJETOS - A exemplo de Wenceslau Braz, o município de Carlópolis também teve um projeto aprovado em chamada pública pela Copel e deve ter, em breve, sua iluminação pública repaginada.

Outras cidades interessadas poderão inscrever suas iniciativas de eficiência energéticas até o dia 10 de fevereiro, no edital 002/2019, disponível no site www.copel.com.

A chamada pública que está aberta disponibiliza R$100 milhões em recursos para a execução de projetos aprovados em indústrias, comércios, condomínios residenciais, propriedades rurais ou instituições de serviço e do poder público.

Comentários