
Castro Lança o Maior Programa de Recuperação e Pavimentação de Estradas Rurais
Algo grande está chegando para mudar de vez a história das nossas estradas rurais. O município de Castro lançou um ambicioso programa de recuperação e pavimentação de estradas, com o Secretário Municipal de Infraestrutura do Interior e Logística, Leandro Campos Pereira, destacando a importância e o impacto dessa iniciativa. O maquinário para este projeto, inicialmente exposto no Parque Lacustre, será encaminhado ao interior a partir de segunda-feira para iniciar os trabalhos de conservação. Este programa, chamado "Caminhos da Origem", foi idealizado desde janeiro com o total aval do Prefeito Dr. Reinaldo, visando solucionar a problemática das estradas rurais, que sofrem com atoleiros e lama em períodos de chuva, e poeira quando o tempo está firme. Essa poeira, inclusive, é um problema sério que causa incômodo, atrapalha e pode gerar problemas de saúde. O programa busca romper um ciclo vicioso onde o material pétreo depositado nas estradas era triturado pelo tráfego, levado pela água da chuva, causando buracos nas vias, assoreamento de rios e enchentes. São 3 mil km que guardam a origem e sustentam o futuro de Castro. A cidade possui uma das maiores malhas viárias do Paraná, com mais de 4.100 km, e o programa contempla cerca de 3.000 km dessas vias. A meta é que, ao final de quatro anos, sejam pavimentados no mínimo 160 km de estradas, seja por programas estaduais, das secretarias de agricultura ou pelo programa municipal local. A meta anual é de 40 km, embora a administração tenha ambições ainda maiores, respeitando a realidade orçamentária. Este é o maior programa de conservação e pavimentação rural que nossa cidade já viu. Desde que o Secretário Leandro Campos Pereira assumiu o desafio em Castro, há aproximadamente sete meses, a equipe realizou um trabalho de pesquisa e experimentos para encontrar soluções tecnicamente corretas e duradouras para os problemas das estradas. O programa busca a continuidade da conservação, aprimorando técnicas e treinando operadores de máquinas da prefeitura. A iniciativa inclui diferentes frentes de pavimentação: * Projetos Estaduais: Há projetos bem adiantados com o governo do estado, como a pavimentação da estrada do Socavão, que é uma das maiores demandas de estradas rurais, com tráfego intenso e pesado. Essa estrada será uma rodovia de classe dois, comparável ao Contorno Norte de Castro. Outros projetos via Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento contemplam estradas como Terra Nova, Ilha, Caxambu e Guaranema. Além disso, está prevista uma ampliação de 3,5 km de asfalto na PR-090, do Abapã sentido Itacoca. * Programa Municipal de Baixo Custo: O governo municipal está adquirindo equipamentos para desenvolver, com administração direta, um programa de pavimentação de baixo custo. As estradas arteriais, alimentadoras e principais serão contempladas, incluindo segmentos não alcançados pelos programas estaduais, como Terra Nova, Guararema e Caxambu. A pavimentação em frente ao colégio do Maracanã está prevista, e o calçamento do Itapoiacanga, que finalizou a parte poliédrica, continuará com a pavimentação no modelo do município a partir de novembro, sendo prioridade também. O trecho do Morro do Índio, na região do Terra Nova, também terá pavimentação até próximo ao Dallas na rodovia. Para combater a poeira enquanto a pavimentação não chega, que é uma demanda frequente dos moradores, o programa inclui a umidificação das vias. O município já possui um caminhão pipa e está trabalhando para adquirir mais, inclusive solicitando caminhões do corpo de bombeiros fora de operação. A meta, contudo, é pavimentar ou estabilizar os solos para que não haja desprendimento de pó. Novos equipamentos estão sendo adquiridos, como uma máquina para estabilização de solos que será recebida em setembro, um trator de alta potência, três patrolas e três rolos compactadores, estes últimos essenciais para evitar que o material fique solto e gere poeira. A partir de novembro, o município terá uma quantidade de equipamentos capaz de fazer a manutenção de todas as estradas. O programa baseia-se em técnicas de engenharia que utilizam materiais locais para proporcionar um suporte duradouro às vias, como demonstrado em exemplos de estradas com bases de solo-cimento que duraram mais de 10 anos. A ideia é fazer um crescimento sustentável da malha pavimentada, garantindo a manutenção do que for construído e do que ainda permanecer sem pavimento. O chão por onde a nossa história passa nunca mais será o mesmo. O programa "Caminhos da Origem" não é apenas sobre infraestrutura; é uma política pública pensada para melhorar a qualidade de vida das pessoas. As estradas rurais são vistas como artérias que conectam chácaras, escolas, unidades de saúde, cooperativas e feiras, permitindo a circulação de trabalho, alimento, valores e histórias. Ele visa garantir o escoamento da produção (grãos, pecuária leiteira), fomentar o turismo e ser um diferencial para atrair indústrias, especialmente do agronegócio, que dependem de uma boa malha viária. O programa também tem um viés social, buscando melhorar as condições de acesso e infraestrutura em regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como partes do Vale do Ribeira, priorizando o bem-estar dos indivíduos. A iniciativa se propõe a ser um projeto de longo prazo, transcendendo mandatos políticos, com a visão de que a base bem construída é fundamental para a durabilidade e o sucesso de qualquer obra.
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1 Antena entrevista com Leandro Campos Pereira, Secretário Municipal de Infraestrutura do Interior e Logística - Caminhos da Origem 2 dias atrás
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